prova-do-enem-2017
Provas do Enem Vestibular

Banco de Questões do Enem

Para isso será preciso termos um grande banco de questões. As questões, inclusive, seriam tornadas públicas para consulta prévia. Como haveria milhares delas, não existiria perigo de que os alunos decorem o que vai cair, afirmou Gomes.

Na visão do ministro, empossado no final de 2014, o primeiro passo para isso é fazer um grande edital público para professores apresentarem perguntas para tivermos um banco de questões com mais de 8 mil itens. Não precisa ter cuidado, pode ficar aberto para consulta pública. Pois, o aluno que conseguisse decorar todas poderia ser considerado um gênio.

“O Enem tem que contratar gráfica ultra especializada com 500 câmeras. Tem depois que contratar logística de segurança e distribuição. Depois aplicar tudo no mesmo dia, ter todos os cuidados com vazamento. Eu penso que é muito razoável evoluirmos para um sistema remoto, com salas seguras e vigiadas”, diz Cid Gomes.

Atualmente o Enem é realizado uma vez por ano com provas presenciais aplicadas em todo o país durante dois dias consecutivos. Em 2014 foram 8,7 milhões de inscritos ao preço de R$ 52 por aluno, o que dá mais de R$ 450 milhões por edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *